O empresário Ricardo Parzianello, presidente do Sinduscon Paraná Oeste, participou de audiência, em Curitiba, com a arquiteta Tatiana Nasser, diretora de Edificações da Secid (Secretaria Estadual das Cidades), do Governo do Estado. Ricardo Parzianello esteve acompanhado de Rodrigo José Zerbeto Assis, coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiep e ex-presidente do Sinduscon Paraná.
Eles externaram a preocupação do setor referente à Tabela de Custos de Obras, elaborada pela Portaria PRED nº 022/2022, tendo como referência a Tabela Sinapi do mês de janeiro de 2022 e com vigência desde o mês de março de 2022. “Isso porque, como se sabe, o Estado do Paraná utiliza-se desta tabela para aplicar os preços nas obras que licita. Como é do conhecimento de todos, vem ocorrendo desde o ano de 2020 um significativo aumento no preço dos insumos, especialmente o aço, cimento, blocos cerâmicos, tubos, conexões e cabos elétricos, fato que vem tornando os contratos de obras e serviços de engenharia celebrados com o Estado do Paraná totalmente inexequíveis, haja vista a desatualização da tabela em vigor, que contempla preços ainda do mês de janeiro de 2022, mais de um ano e meio de sua publicação”, destacou Ricardo Parzianello.
Neste sentido, o presidente do Sinduscon Paraná Oeste destacou a objetividade e urgência que a situação recomenda. “É necessário que a SECID proceda à atualização da Tabela de Custos de Obras, tendo como referência a última SINAPI publicada no ano de 2023, na medida em que os preços constantes na tabela atual encontram-se excessivamente defasados, o que vêm trazendo incalculáveis prejuízos às licitantes, bem como ao próprio Estado do Paraná, haja vista a possibilidade da ocorrência de licitações desertas e mais obras abandonadas”, complementou.
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS