Sinduscon prestigia lançamento da Agência de Inteligência e Fomento

7 de novembro de 2023

O empresário Ricardo Parzianello, presidente do Sinduscon Paraná Oeste, participou nesta terça-feira (7), na Prefeitura de Cascavel, do lançamento do projeto da Agência de Inteligência e Fomento (AIF), ferramenta que avaliará os setores que estão prosperando, bem como identificar as áreas que necessitam de correções e aprimoramentos. O evento foi comandado pelo prefeito Leonaldo Paranhos e contou com a participação de representantes do Sebrae-PR e de demais lideranças de entidades da sociedade organizada.

O assessor especial de gabinete e ex-presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Fernando Dillenburg, explicou a evolução do projeto, que inicialmente visava criar uma agência de fomento, mas que se transformou em uma Agência de Inteligência e Fomento após consultores do Sebrae apontarem a complexidade do fomento regulamentado pelo Banco Central. Dillenburg enfatizou a importância da inteligência no novo modelo, que ocupará a maior parte das atividades da agência, permitindo antecipar problemas e direcionar investimentos de forma mais acertiva.

“O fomento pode ser feito tranquilamente por entidades que já existem, como a fomento Paraná, BRDE e BNDES que já têm essa expertise. Não deixamos de ter fomento, mas passamos a ter muito mais inteligência, que é a preparação de tudo o que pode ser feito no Município, com uma infinidade de dados que vão nos dar a oportunidade de antever problemas, de antever caminhos e oferecer à sociedade”, enfatiza Dillenburg.

Após a apresentação do projeto, o prefeito Paranhos assinou o documento que será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. A Agência de Inteligência e Fomento contará com um conselho deliberativo e outro fiscal, composto por membros da sociedade civil e do poder público.

crédito: Silvia Soluszynski/Secom