Sinduscon participa de reunião do Conselho Setorial da Indústria da Construção da Fiep

20 de agosto de 2025

O Sinduscon Paraná Oeste marcou presença na reunião do Conselho Setorial da Indústria da Construção, realizada nesta quarta-feira (20), no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba, em formato híbrido.

A entidade foi representada pelo vice-presidente Vinícius Lorenzi, que acompanhou uma série de apresentações estratégicas para o setor.

A abertura do encontro foi conduzida por Ricardo Lora, coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Construção. Em seguida, o gerente de Segurança e Saúde do Sesi, Dalton Toffoli, apresentou as Rodadas Regionais de Saúde e Segurança em Foco, destacando iniciativas para fortalecer a cultura de prevenção no setor.

Na sequência, a pró-reitora da Unisenai, Alessandra Campos, expôs as Soluções UniSenai para o setor da Construção, enquanto Juliana Dias (gerente de Relações Sindicais da Fiep) e Jacielle Feltrin (gerente sênior de Educação), apresentaram o programa Senai Qualifica, voltado para capacitação profissional.

Outro ponto de interesse foi a análise sobre a Reforma Tributária, conduzida pelo consultor Alexandre Tortato, especialista do Conselho Temático de Assuntos Tributários. Em complemento, a gerente dos Conselhos Temáticos, Setoriais e Regionais da Fiep, Ariane Hinça, fez uma revisão dos macro objetivos, alinhando diretrizes do Sistema Fiep com os desafios do setor.

O coordenador do Conselho, Ricardo Lora, destacou o lançamento da Rota Estratégica da Construção, documento que aponta caminhos para inovação, produtividade e sustentabilidade na cadeia da construção civil.

Para o vice-presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Vinícius Lorenzi, o encontro reafirmou a importância da integração entre entidades representativas, instituições de ensino, indústria e órgãos técnicos.

“A construção civil vive um momento de grandes transformações. Participar ativamente de um fórum como este é essencial para garantir que os interesses regionais estejam alinhados às políticas de inovação, capacitação e competitividade que definirão o futuro do setor”, ressaltou Lorenzi.