Um dos engenheiros mais prestigiados do país e um dos responsáveis pela elaboração da ABNT NBR 17170, Roberto Matozinhos, consultor técnico do Sinduscon-MG, esteve na última sexta-feira, 24 de maio, em Cascavel, para participar de um workshop promovido pelo Grupo de Manutenção Pós-Obra do Sinduscon Paraná Oeste.
Ao lado da engenheira civil, Vanessa Wendt, e do coordenador jurídico do COMJUR, Sandro Dal Bosco, o engenheiro Matozinhos compartilhou sua experiência e conhecimento acerca dos regulamentos técnicos de garantias, que fazem parte das normas que servem como referencial técnico para as construtoras.
Com inovações que passaram a valer a partir do ano passado, a NBR 17170 ainda é um tema novo e complexo para boa parte dos profissionais da construção civil e a atualização impacta diretamente no bolso das construtoras.
“Fiquei muito feliz pelo convite. É importante disseminar por todo o Brasil esta prática do atendimento de normas e a importância que a aplicação delas têm para a segurança jurídica e técnica das construções. O que a gente quer é a minimização de falhas e um bom relacionamento entre construtora e cliente”, afirmou o palestrante, Roberto Matozinhos.
Para Vanessa Wendt, coordenadora do Grupo de Manutenção Pós-Obra do Sinduscon, a ideia do encontro foi mostrar a atualização da norma nos manuais e no pós-obras.
“Fizemos questão de trazer o Roberto Matosinhos, que é a grande referência na área, para esclarecer todos os pontos de dúvida e com a nossa experiência local mostrar como aplicar essa norma na prática”, explicou.
Falando sobre os impactos que existem, caso as construtoras não sigam as normas, e como clientes podem reagir a isso, o advogado Sandro Dal Bosco ressaltou a grande presença de público que prestigiou o evento.
“Nos dá muita alegria ver a casa cheia, mostrando que nossos profissionais querem aprender, se atualizar. O ramo da construção civil vem com uma carga grande de novidades em sistemas construtivos, materiais, técnicas e o Sinduscon está de parabéns por oferecer esses conteúdos para todos que queiram acompanhar a vanguarda do setor”, pontuou.
Para quem acompanhou as palestras, o workshop foi um momento importante para o aprendizado prático e a troca de informações.
“Aperfeiçoar o conhecimento sobre as normas ajuda a resguardar nós, como empresas, e também a comunicar melhor isso com os nossos clientes”, disse Maria Estela, da CPD Construções.
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS