Sinduscon Oeste promove workshop para evitar falhas hidráulicas em obras

22 de abril de 2024

O comitê técnico do grupo de Manutenção do Sinduscon Paraná Oeste realizou na última quinta-feira, 18, um encontro com engenheiros civis para tratar sobre um tema muito importante para a construção civil: as patologias em Sistemas Hidráulicos, responsáveis por 60% dos problemas enfrentados no pós-obra.
A palestra foi ministrada pelos engenheiros civis, Suéllem Bertuol e Calil Abumanssur. Realizado presencialmente e de forma virtual, o encontro teve como objetivo alertar para os problemas decorrentes de falhas no projeto, má execução ou mão-de-obra desqualificada e minimizar custos com reparos.
“Nossa intenção é ajudar o pessoal do Sinduscon a entender que as patologias que estamos vendo têm causa e origem e que é necessário diminuir esses riscos. Afinal, custa muito caro consertar quando esses problemas começam a aparecer nos edifícios, por exemplo. Na hidráulica, deu problema você quebra e faz de novo. E é isso que queremos que não seja necessário”, explicou o palestrante, Calil Abumanssur.
Evitar vazamentos, rompimentos de conexão, estouros de canos, problemas no caimento dos pisos, exige atenção e cuidado minucioso dos engenheiros principalmente nos estágios iniciais das obras. Corrigir essas patologias causadas por questões hidráulicas, normalmente, exigem retrabalho e custos altos, alertou a engenheira civil, Suéllem Bertuol durante explanação para os convidados.
O engenheiro civil Bruno Henrique Gomes de Oliveira, da Construtora JL, participou da palestra e saiu satisfeito com o conteúdo que aprendeu.
“Temos uma preocupação não só com a entrega dos empreendimentos, mas também com a conservação, evitando o máximo de patologias, aumentando a vida útil e evitando retrabalho para nós. Esses encontros são importantes para verificar o que podemos corrigir para garantir uma qualidade ainda melhor nas nossas obras”, disse.