Sinduscon Oeste promove Encontro de Segurança do Trabalho

28 de março de 2024

Engenheiros elétricos, técnicos em segurança do trabalho, construtores, mestres-de-obras e encarregados participaram na manhã desta quinta-feira, 28, da terceira edição do Encontro de Segurança do Trabalho, promovido pelo Comitê de Política e Relações do Trabalho (CPRT) do Sinduscon-PR Oeste.
O tema deste encontro foi “Instalações elétricas temporárias no canteiro de obras” e contou com a participação de Geraldo Canci, gerente regional do Crea-PR, que falou sobre como funciona a fiscalização e como o profissional habilitado pode trabalhar neste processo; Luana Veber, engenheira eletricista e engenheira de segurança do trabalho, que explicou como as construtoras podem contribuir com os empregados para garantir as condições necessárias de segurança nas obras; Claudinei Abelini, professor do CEEP, que falou sobre as normas técnicas e o monitoramento das áreas; e Agnaldo Mantovani, coordenador do Comitê de Política e Relações do Trabalho.
“As consequências de um acidente elétrico são presumíveis e danosas. O choque elétrico mata, provoca estragos e prejuízo. Tanto o empresário, quanto os funcionários precisam estar atentos a isso. O Sinduscon tem essa preocupação de gerar esse debate e compartilhar esse conhecimento com todo o público, por isso estamos sempre promovendo cursos, seminários e palestras, como este evento”, disse Mantovani.
Alexandre Zanpen, técnico de segurança do trabalho, da construtora Wust Cazarotto, participou do encontro e elogiou a iniciativa.
“É muito importante ter essas palestras pra gente aprender mais sobre segurança e levar tudo isso também para os nossos colegas para que, cada vez mais, a gente tenha uma ambiente de trabalho seguro e eficiente”, afirmou.
Para o vice coordenador do Comitê de Política e Relações do Trabalho (CPRT), Marcelo José Marques, o evento foi uma ótima oportunidade para troca de experiências e integração entre os associados do Sinduscon e os trabalhadores dos canteiros de obras.
“Além dos associados, convidamos o público externo também. Tivemos a participação de mestres-de-obras, encarregados, engenheiros. Todos aqui com o objetivo de adquirir esse conhecimento, monitorar e levar até o canteiro de obras”, concluiu.