Sinduscon discute estratégias para o o Oeste em reunião do Codesc/POD

22 de fevereiro de 2023

Realizado na noite do dia 7 de fevereiro, no salão social da Associação Atlética Coopavel, uma reunião conjunta entre o Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cascavel) e o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) reuniu representantes do Sinduscon Paraná Oeste: o atual presidente Ricardo Parzianello e o ex-presidente Ricardo Lora.

Representantes de mais de 90 entidades regionais e estaduais participaram da confraternização, que teve o intuito de mostrar a força das entidades que consensuam pautas estruturantes para Cascavel e região. Os convidados foram recepcionados pela Orquestra de viola caipira de Corbélia.

O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, abriu oficialmente o jantar falando da importância história desta 35ª edição. “Meu reconhecimento e agradecimento a todos que fazem esse grande evento acontecer e a força dessas entidades que unem para alinhar bandeiras importantes para o desenvolvimento econômico de Cascavel e região”, disse Dilvo.

Já Alessandro Andrei Deuschle da Silva, CEO – Brasil Soberano, detalhou a importância do Smart Agro Brasil, que é uma iniciativa da Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundetec, Coopavel, PTI e Brasil Soberano. Pontuando que Smart Agro, por meio de seu Centro de Inteligência do Agronegócio, irá incorporar múltiplas plataformas de dados, que serão transformados em inteligência por meio de um robusto sistema de Inteligência Artificial. Trata-se da integração perfeita dos recursos de processamento, armazenamento e virtualização, gerando diversos diagnósticos, produtos e serviços com inteligência estratégica para o mercado.

Por sua vez, o prefeito Leonaldo Paranhos, presidente de honra do Codesc, relatou a breve passagem do conselheiro Edson Vasconcelos na presidência do IPC – Instituto de Planejamento de Cascavel, o qual resultou no Plano de Mobilidade de Cascavel, afirmando que o planejamento foi debatido e consensuado entre entidades. “O poder público, precisa se despir dos egos de achar que sabe fazer tudo, não, precisamos singularizar as conquistas, precisamos juntos fazer com que nossas ações possam tornar realidade”, afirmou o gestor, parabenizando o evento que representa a união, mostrando nossa capacidade, nossa força determinante, que resulta em nossas conquistas”, ressaltou Paranhos.

“Associativismo, cooperativismo está na veia do Oeste do Paraná, ao longo dos últimos anos, conseguimos tangibilizar essa força em estruturas em instituições e temos orgulho em afirmar que a Caciopar a maior estrutura de coordenadorias do Oeste do Paraná está em Cascavel”, pontuou o Gerente Regional Oeste Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein. Augusto, relata que na sequência chegaram os movimentos dos conselhos de desenvolvimentos.

O vice-presidente do POD, Elias José Zydek, lembrou que o programa tem como missão ter as definições das principias bandeiras, que mais está interferindo no desenvolvimento integrado.

O conselheiro ex-presidente do Codesc, Edson Vasconcelos, representante da Fiep – fez uma reflexão: afirmando ser uma árdua missão fazer o exercício do relacionamento do poder público, e o exercício das entidades em apreender a se posicionar em pautas técnicas, institucionais, sob nivelamento dos temas, mostrando que o poder público, também podem ajudar. Edson, ressalta, que o engajamento o pertencimento deve ser sempre consensuados entres as entidades, trazer para o presente, fazer todos pertencerem ao território. Alertando, que todos precisam vender esse território. Os conselhos podem ajudar e muito os municípios distribuindo parte da missão do POD, que é um programa regional.