PÓS EM GERENCIAMENTO DE OBRAS COMPLETA UM ANO

11 de julho de 2022

A pós-graduação em gerenciamento de obras, realizada com pleno sucesso e participação, completou um ano. Iniciativa do Senai e do Sinduscon Paraná Oeste, o curso online tem atualmente 35 alunos ativos.

Até agora, foram aplicados os seguintes módulos: liderança e gestão de pessoas; ferramentas de gestão e medição de desempenho; gestão financeira de empreendimentos; coordenação e compatibilização de projetos; construção enxuta; inovação tecnológica na construção civil e planejamento e controle do empreendimento (BIM).

A última aula até então foi sobre Orçamento BIM e Planejamento Lean e BIM, ministrada por Diego Bieger. “Para o Orçamento em BIM, ele passou a toda base fundamental para que possamos elaborar bons orçamentos, os cuidados que precisamos ter na contratação e desenvolvimento de todas as disciplinas de um projeto. Que não adianta nada querer fazer um orçamento em BIM sem ter um bom modelo, com informações disponíveis. A informação correta no local correto. Sempre gosto de abordar isso”.

Em Planejamento, seguiu a mesma linha, trazendo os principais conceitos de Lean Construction e como aplicar nos nossos canteiros de obras. Foram trazidos comparativos sobre as outras indústrias e como podemos aplicar parcialmente na construção civil. “Em ambos os assuntos, tivemos a parte prática, onde os alunos puderam elaborar orçamento diretamente no modelo BIM e também elaboramos um cronograma de obra seguindo os conceitos de Planejamento Baseado em Localizações”.