Matriz de risco, presente na nova lei de licitações, é tema de reunião

22 de fevereiro de 2024

Integrantes do Coinfra (Comitê de Infraestrutura) do Sinduscon Paraná Oeste participaram de reunião com o secretário municipal de Obras Públicas de Cascavel, Sandro Camilo, no ultimo dia 15, tendo como pauta principal a matriz de risco, instrumento que surgiu com a nova Lei de Licitações. O empresário Ricardo Parzianello, presidente do Sinduscon Paraná Oeste, prestigiou a reunião.

Essa lei determina em contratos públicos quem vai assumir riscos por eventuais fatores que podem interferir na sua condução, determinando responsabilidades para resolver problemas e arcar com eventuais custos.

De acordo com o coordenador do Coinfra, Abel Sgarioni, será montado um grupo de estudos para analisar os efeitos de curto, médio e longo prazos da matriz de risco, elaborando retorno com eventuais sugestões. Como, por exemplo, circunstâncias alheias à vontade de alguém, mas que podem acontecer no decorrer de uma obra, como chover mais que o esperado, entre outras situações que podem acontecer e que não estão contempladas nos contratos pelo fator imprevisibilidade.