O Comitê de Desburocratização do Sinduscon Paraná Oeste promoveu na noite desta quinta-feira, 20, um encontro entre os associados da entidade e representantes do Instituto Água e Terra (IAT).
A intenção foi apresentar para as pessoas envolvidas no dia a dia do setor da construção civil os procedimentos padrões que são adotados pelos técnicos do IAT na aprovação de projetos.
Hoje, há uma grande insatisfação de construtoras e incorporadoras da região com a demora e a morosidade na resposta de pedidos de licenciamento ambiental para loteamentos, obras, escavações e terraplanagem.
A Gerente Regional de Bacia Hidrográfica do IAT de Cascavel, Marlise da Cruz, e a engenheira florestal, Aline Canetti, fizeram uma exposição aos participantes sobre o funcionamento do trabalho do IAT e as dificuldades enfrentadas, especialmente quanto à falta de efetivo.
“Nós gostamos de fazer esse tipo de evento para trazer mais luz para o nosso trabalho. O Sinduscon Paraná Oeste é uma entidade forte, respeitada e acaba sendo a nossa clientela. Pra nós, nos interessa que todos façam as coisas corretamente, porque isso facilita pra quem faz as solicitações e também para os nossos técnicos que analisam os documentos”, explicou Marlize.
Com uma grande interação entre os presentes e a possibilidade de sanar diversas dúvidas com o pessoal do IAT, ficou sugerido, após o encontro, que o Sinduscon Paraná Oeste irá somar forças para tentar levar as reivindicações de melhorias em resoluções e contratação de pessoal até as instâncias superiores do órgão no governo estadual e na Assembleia Legislativa do Paraná.
“Nós sempre buscamos o contato com o pessoal do IAT para tentar entender o que nós, como entidade, podemos fazer para tentar agilizar os processos de licenciamento e todas as dificuldades que enfrentamos. Unir nossas forças é fundamental para buscar junto aos nossos deputados alterações que efetivem um melhor andamento dessas atividades”, explicou Robson Biela, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do Sinduscon.
Para o coordenador do Grupo de Desburocratização do Sinduscon Paraná Oeste, Vinicius Boza, a reunião foi muito efetiva e poderá trazer resultados práticos.
“Nós tivemos um debate muito interessante. Colocamos em pauta nossas dores enquanto setor e o IAT trouxe também as dificuldades que enfrentam. Temos certeza que poderemos atuar de forma conjunta para buscar soluções”, disse.
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS