Kahtalian traz otimismo ao mercado imobiliário regional

4 de outubro de 2022

O consultor Marcos Kahtalian, da Brian Inteligência Estratégica, de Curitiba, esteve no Sinduscon Paraná Oeste no dia 27 de setembro, participando da reunião mensal de associados. A iniciativa foi em parceria entre o Sinduscon e o Sebrae-PR e contou também com palestras a associados de Toledo. Ele proferiu uma palestra sobre as conjunturas econômicas dos próximos anos.

Kahtalian trouxe a notícia de uma reversão das expectativas, que eram negativas no começo do ano. Segundo ele, esse será o segundo melhor ano do mercado imobiliário do Brasil.

“Vamos fechar com segundo melhor ano da história nos termos de crédito, lançamento e vendas do setor imobiliário. A gente vai fechar o ano com inflação em queda e com crescimento muito maior do que previsto no começo do ano. Começamos 2022 com baixas expectativas, e houve uma reversão”.

Alguns fatores provocaram essa inversão. Primeiro foram as medidas do Banco Central em elevar os juros, de maneira radical, que antecipou o movimento que os outros bancos centrais fizeram depois para corrigir a inflação. Somados a isso foram os auxílios distribuídos pelo governo, a redução do preço dos combustíveis, aumento de exportação de alimentos devido à guerra da Ucrânia e o retomada do setor de serviços, que representa dois terços da economia brasileira.

Com relação ao cenário da construção civil do Oeste do Paraná, Kahtalian disse que a região está praticamente em pleno emprego, com índice de desemprego baixo. “Isso significa maior massa salarial, e sempre quando há esse cenário existe a tendência de compra de bens duráveis a longo prazo. O que estava afetando isso era a inflação”.

Novos modelos de negócio também foram apresentados, como projetos de multipropriedade, de sênior living e outros horizontes para serem explorados pelas empresas do setor.