Ergonomia melhora desempenho nos canteiros de obras

18 de junho de 2024

O Comitê de Políticas e Relações do Trabalho (CPRT) do Sinduscon Paraná Oeste promoveu nesta quinta-feira, 13, um encontro entre os associados da entidade e dois grandes especialistas em Ergonomia no trabalho.

Para um público engenheiros, técnicos de seguranças e funcionários da área de recursos humanos, o médico Cesar Yoshio Kawakami e o fisioterapeuta Eduardo Galla Leivas apresentaram a palestra “Ergonomia na Construção Civil: Protegendo a saúde do trabalhador e reduzindo custos legais”.

Durante a explanação, os palestrantes falaram sobre o cumprimento da NR-17 e como a avaliação ergonômica pode ser utilizada como ferramenta de prevenção.

“O empreendedor que quer ter lucro precisa entender e também que seus colaboradores entendam de ergonomia. É mais do que mesa, movimento repetitivo, tem a ergonomia organizacional, cogntiva, biomecânica. Muitos acidentes acontecem por falhas em processos, cansaço, e tudo isso entra em ergonomia”, garantiu o Dr. César.

Coordenador do CPRT, Agnaldo Mantovani, ressaltou a importância do assunto para a redução de passivos trabalhistas.

“É um tema que já está previsto nos dispositivos legais e agora nosso papel é disseminar essas informações, porque isso signfica melhoria nos indíces de produtividade e de qualidade, e esse é o nosso objetivo, trazer mais desempenho, eficiência e resultado”, disse.

Para Allan Ribeiro, da Construtora Zanella, as informações repassadas durante a reunião acrescentaram conhecimento e serão aplicadas na rotina de trabalho a partir de agora.

“É um assunto importante, uma área nova, que ainda carece de informações, então, pra nós e pra nossa empresa somou muito ter participado desse encontro para aplicar tudo que aprendemos no nosso dia a dia”, concluiu.