ENCONTRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO AVALIA O CENÁRIO ATUAL DOS CANTEIROS

29 de setembro de 2023

O auditório do Sinduscon Paraná Oeste sediou dia 12 de setembro um evento de extrema relevância para o setor da construção civil de Cascavel e demais municípios da região Oeste do Paraná: o 1º Encontro de Segurança do Trabalho. A iniciativa foi do CPRT (Comitê de Políticas e Relações do Trabalho) e reuniu engenheiros e técnicos de Segurança, profissionais de RH, encarregados e demais interessados no assunto.
A abertura do evento coube ao 2º vice-presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Vinicius Lorenzi, que deu as boas-vindas aos presentes em nome do empresário Ricardo Parzianello, presidente da entidade.  Em seguida, palestra com o tema “Critérios de Fiscalização e Metodologia”, a cargo de Luiz Carlos da Silva, auditor fiscal do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
O tema “Implicações Jurídicas” foi tratado pelo advogado Joaquim Pereira Alves Junior, assessor jurídico do Sinduscon Paraná Oeste e um dos coordenadores do Comjur (Comitê Jurídico) da entidade. O encerramento teve como tema “Aspectos relevantes sobre as mudanças na legislação aplicada à construção civil”, por parte do engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do CPRT, Agnaldo Mantovani.
“Foi um evento excelente, voltado a um público dirigido e específico”, destacou Mantovani. “Resgatamos um pouco da importância que têm as questões relacionadas à segurança do trabalho, que é uma pauta permanente e que permite fazer uma avaliação do cenário atual e algumas consequências presumíveis”, disse Mantovani.
Segundo ele, foram elencadas algumas projeções em termos de mercado, o que o setor pode esperar em termos de investimentos e o que vai impactar nas questões relacionadas à gestão de pessoas, procedimentos, métodos e documentação. “Tudo isso em uma sequência organizada e bem determinada de informações e ações que devem ser periodicamente  atualizadas”.
Foram feitas ainda considerações importantes sobre cada tema e como serão geridos doravante. “O debate foi produtivo, diante da possibilidade de uma saudável troca de informações que se referem à sustentabilidade empresarial, sob a ótica da legislação do trabalho, o evento atendeu as expectativas e deveremos realizar outro em breve, com enfoque ainda mais técnico”, destacou.