DNCS volta com força total e supera todas as expectativas

22 de agosto de 2023

Um total de 2.125 pessoas passaram pelos portões de entrada do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel neste sábado (19), data da realização do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Foram 1.751 visitantes e 374 parceiros trabalhando durante o evento.

A ação, desenvolvida pelo Sinduscon Paraná Oeste, Cbic, Sistema Sesi-Senai, Prefeitura de Cascavel e Sintrivel, teve apoio de 41 entidades, instituições de ensino superior, clubes de serviço, Ongs, forças de segurança e de urgência e emergência. O evento tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC).

Várias atrações foram ofertada ao público presente, contemplando todas as idades.

Para as crianças, brinquedos infláveis, pintura facial, simulação de trânsito com óculos 3D, robótica, oficina de desenhos e de danças, distribuição e produção de caricaturas do Almanaque Filhos da Construção – Turma do SID, pipoca, algodão-doce, churros e outras guloseimas.

Para os jovens e adultos, campanha de doação de PETs, tirolesa, simulação de condições para financiamento de imóveis e abertura de empresas, massagens, estética, oficina de aproveitamento de alimentos, aplicação de vacinas, apoio na abertura de MEIs, torneios de sinuca e truco (veja os resultados a seguir), simulação de atendimento de primeiros socorros por parte do Corpo de bombeiros e do Samu, linhas de crédito disponíveis para financiamento de imóveis e muito mais.

E ainda: praça de alimentação, apresentações culturais, exposição e carros antigos, e outras diversões, todas gratuitas para o público presente, além do sorteio de diversos brindes.

O presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Ricardo Parzianello, destacou que o DNCS é um evento que sela a parceria entre empresas e colaboradores, reconhecendo a importância da mão-de-obra para a promoção do desenvolvimento regional. “Estávamos com saudades dessa sinergia tão importante para o ambiente do canteiro de obras. Aqui todos se divertem e aprendem ao mesmo tempo”, disse.

Já a coordenadora do CRS (Comitê de Responsabilidade Social) do Sinduscon Paraná Oeste, Silvia Vendramin, o congraçamento entre os trabalhadores e seus familiares é um justo reconhecimento a pessoas que são fundamentais para o setor da construção civil. “Foi uma grande festa que uniu familiares e colegas em um momento de valorização deste público-alvo”.

Segundo Fernando Dillenburg, assessor especial do gabinete do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o Município de Cascavel é sempre parceiro em ações de cunho social de relevância, e o DNCS se enquadra nesta característica. “Sinto-me duplamente feliz. Primeiramente porque este evento iniciou em Cascavel na minha gestão (2012/2013) e logo se tornou sucesso. E também pela honra de representar o prefeito Leonaldo Paranhos”.

Para o gerente regional do Sistema Sesi-Senai, Hugo Ceron Molina, o DNCS é “a evidência maior da maturidade da relação capital-trabalho”.

Um dos visitantes do evento, o montador de estruturas metálicas Gabriel Gomes da Silva, que participa do evento pela primeira vez, o Dia Nacional foi uma grande surpresa. “Me senti respeitado e valorizado”, disse. Já o pedreiro Estanislau Sato participa sempre quando pode. “É muito bom. Ano que vem irei de novo. Senti falta durante a pandemia”.

COMPETIÇÕES

O Torneio de Sinuca terminou com os seguintes resultados: em terceiro lugar, Elias Teixeira da Silva, da empresa Neri Santana Construções; em segundo lugar, Wagner Portela, da BSK Serviços e, em primeiro lugar, Sérgio Maciel, da JL Construções. Já o Torneio de Truco terminou com a dupla Gabriel da Costa Valle e Erondi da Costa Valle, da MS Construtora. A segunda colocação foi conquistada pela dupla Décio Barbosa da Silva e Evangelista Batista da Silva, da Endeal Engenharia e a dupla que conquistou a primeira colocação foi Clodoaldo Ribeiro da Cruz e Luiz Carlos Ribeiro da Cruz, da Dabol Engenharia. Os dois primeiros lugares são de empresas associadas ao Sinduscon Paraná Oeste.