Cuidado com a dengue nas obras deve ser redobrado com aumento de casos

19 de fevereiro de 2024

Os Comitês de Meio Ambiente, de Políticas e Relações do Trabalho e de Responsabilidade Social do Sinduscon Paraná Oeste vêm por meio desta alertar sobre os riscos da dengue, uma doença grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar febre, dor de cabeça, dores no corpo, sangramentos e até a morte.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cascavel, os casos de dengue na cidade aumentaram 400% em 2024, em comparação com o ano anterior. A situação é preocupante e exige a colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito.

Sabemos que a construção civil é uma atividade dinâmica e que gera muitos resíduos, embalagens, plásticos, tampas, produtos desembalados, etc. Esses materiais podem se tornar criadouros do mosquito se ficarem expostos à chuva, acumulando água parada. Por isso, é fundamental que os canteiros de obras adotem medidas preventivas, tais como:

– Limpar e organizar o canteiro diariamente, removendo ou armazenando adequadamente os resíduos e materiais que possam acumular água.

– Cobrir ou furar os recipientes que não são utilizados, como latas, baldes, garrafas, pneus, etc.

– Verificar e limpar periodicamente as calhas, caixas d’água, ralos, vasos de plantas e outros locais que possam reter água.

– Utilizar larvicidas biológicos ou químicos, de acordo com as orientações técnicas, para eliminar as larvas do mosquito.

– Usar repelentes, roupas compridas e telas nas janelas e portas para se proteger das picadas do mosquito.

– Ficar atento aos sintomas da dengue e procurar atendimento médico imediatamente em caso de suspeita.

A prevenção da dengue é uma responsabilidade de todos nós, que trabalhamos na construção civil. Somente com a conscientização e a participação de cada um, poderemos combater essa doença e garantir a saúde e a segurança de todos.