Controle de Qualidade é foco de encontro

23 de agosto de 2024

Na tarde de quinta-feira, 22 de agosto, o grupo de manutenção pós-obra do Sinduscon Paraná Oeste se reuniu para discutir a importância do controle de qualidade em todo o processo construtivo, desde a elaboração dos projetos. Este tema tem gerado grande interesse, pois as empresas estão cada vez mais em busca de maneiras de reduzir custos.

O controle de qualidade é fundamental para evitar diversos problemas nas obras. No entanto, ele ainda é um processo pouco utilizado em Cascavel e região. A implementação de práticas como controle contínuo, conferência e padronização pode promover economia, sustentabilidade e uma significativa redução nas manutenções.

“É um setor que muitas vezes é negligenciado. Contudo, é essencial para as empresas, pois ajuda a evitar gastos desnecessários e torna a obra mais sustentável ao minimizar o retrabalho no pós-obra”, explicou Vanessa Wendt, engenheira civil e responsável pelo grupo do Sinduscon.

O encontro contou com a participação de engenheiros e representantes de construtoras, que se reuniram tanto presencialmente quanto online. Durante a discussão, foram abordadas as dificuldades que dificultam uma implantação mais eficaz do controle de qualidade. A principal barreira identificada foi a falta de mão-de-obra qualificada.