Construção civil do Oeste formaliza a Convenção Coletiva de Trabalho 23/24

15 de agosto de 2023

Foi assinada no dia 14 de agosto, na sede do Sinduscon Paraná Oeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Oeste), a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2023/2024, que estabelece os pisos salariais de trabalhadores do setor. Além do Sinduscon Paraná Oeste, que representa os empregadores, a CCT 2023/2024 foi assinada pelos sindicatos laborais que representam os trabalhadores da construção civil da região Oeste: o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, de Olaria, do Cal e Gesso, de Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, de Artefatos de Cimento Armado, de Cerâmica para Construção de Mármores e Granitos, Oficiais Eletricistas e Trabalhadores nas Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias de Cascavel (Sintrivel), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Foz do Iguaçu (Sintracon/Foz), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Marechal Cândido Rondon (Sintracon/Mal. C. Rondon), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Medianeira (Sintracon/Medianeira), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Toledo (Sintracon/Toledo) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ubiratã (Sintracon/Ubiratã). A CCT 2023/2024 estabelece os seguintes pisos salariais por hora trabalhada retroativos a junho/23: auxiliar de produção (R$ 8,07), meio oficial (R$ 8,54), oficial (R$ 11,29), contramestre (R$ 16,55) e mestre-de-obras (R$ 22,20). O vale-alimentação também teve reajuste, passando para R$ 520,00. Em dezembro/23, o valor será novamente reajustado para R$ 545,00. Para os demais trabalhadores, será concedido reajuste, valendo a partir de 1º de junho, de 6%, calculados sobre os salários vigentes em 1º de junho de 2022. Também houve reajuste no tíquete de café da manhã, que passa a valer R$ 5,55 por dia trabalhado e no seguro de vida, cuja apólice passa a valer R$ 36.950,00.  As diferenças dos meses de junho e julho/23, podem ser pagas juntamente com o salário de agosto, até o quinto dia útil de setembro/23. Negociada pelo presidente do Conselho Superior do Sinduscon Paraná Oeste, Edson Schmitz junto aos presidentes dos sindicatos laborais, a CCT 2023/2024 foi assinada pelo presidente da entidade que representa a indústria da construção, Ricardo Parzianello.