Comat traça paralelo entre métodos construtivos convencionais e novas tecnologias inovadoras

10 de setembro de 2024

O grupo especializado em discutir propostas e soluções de produtividade do Comitê de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – COMAT – do Sinduscon Paraná Oeste se reuniu nesta terça-feira, 10, para o segundo encontro realizado com o objetivo de trocar experiências e apresentar ideias entre os profissionais da área.

 

O tema desta reunião foi um paralelo entre os métodos construtivos convencionais e as novas tecnologias inovadoras do mercado. A intenção foi comparar vantagens e desvantagens de alguns dos modelos mais utilizados hoje na construção civil em nossa região.

 

De acordo com o coordenador do COMAT, Diego Bieger, a ideia foi abordar conceitos técnicos e práticos de cada método construtivo e discutir formas de baratear os custos de uma obra. Para ele, mais do que apenas implementar os modelos inovadores é preciso ter um bom planejamento para otimizar o serviço e conseguir diminuir os custos.

 

“Para gente ter um aumento consistente de produtividade precisamos pensar nos sistemas construtivos antes de começar as obras e até mesmo antes dos projetos, dos arquivos, das plantas, da estruturação. Temos que ter bem claro como faremos essa construção, se iremos usar um método diferente ou não. E esses estudos prévios é que vão ajudar em ganhos consideráveis de produtividade”, afirmou Bieger.

 

A reunião do COMAT aconteceu de forma presencial e online na sede do Sinduscon Oeste e contou com a participação de associados de diversas empresas