CMA analisa estratégias para diminuição da emissão de CO2

1 de junho de 2023

Convidada especial da mais recente reunião do CMA (Comitê de Meio Ambiente) do Sinduscon Paraná Oeste, realizada no dia 10 de maio, a engenheira ambiental Bruna Saara, da Saara Engenharia Ambiental, de Cascavel, expôs sobre praticas ESG, políticas ambientais e tratou outros assuntos de relevância ao setor.

Com a presença dos três coordenadores do Comitê: o coordenador Robson Biela; o segundo coordenador Araê Vieira Dalmina e o terceiro coordenador Celso Luiz Finger, Bruna iniciou a discussão abrindo um precedente para algumas demandas bem interessantes, “que pretendemos trazer para o setor”, disse Biela.

Segundo ele, são temas que envolvem a compensação de créditos de carbono, já que a construção civil é uma das atividades econômicas que mais emitem CO2. “Estão criando um dispositivo para fazer o cálculo perante os materiais que fazem parte da planilha do CUB, em busca da tentativa de estabelecer uma calculadora de carbono do setor”, explica.

Segundo Biela, as construtoras terão uma ideia de quanto estão emitindo CO2, a partir destes levantamentos que estão sendo demandados e levantados. “A idéia é entender o impacto e buscar soluções para amenizá-lo. A descarbonização é uma tendência mundial, está nos acordos entre as nações, como no Protocolo de Kyoto. O compromisso é baixar as emissões e estamos levantando informações, credibilizando e repassando informações para o associado de forma prática, sucinta e segura, para diminuir o impacto ambiental da construção civil no mercado”.