Associados se reúnem para debater produtividade no canteiro de obras

28 de junho de 2024

Em uma reunião aberta a todos os associados do Sinduscon Paraná Oeste, os membros do Comitê de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade realizaram um encontro na tarde desta quinta-feira, 28, para identificar tratar de pautas relevantes, como as normas técnicas que estão sendo acompanhadas pela comissão nacional e verificar quais serão analisadas e monitoradas internamente, a fim de mapear a evolução e combater alguns pontos que possam surgir.

Além disso, também foi discutido outro tema fundamental para o dia a dia das construtoras: a produtividade no canteiro de obras! A ideia era ouvir as “dores” dos participantes para começar a trabalhar em soluções para estes problemas.

Segundo Diego Bieger, coordenador do COMAT, há casos de outros Sinduscon, como o da Bahia, por exemplo, que já aplicaram essa metodologia e tiveram êxito ao coletar as informações, fazer um diagnóstico e criar uma consciência comum dos problemas, como a falta de mão de obra.

“Quando temos a participação dos associados o debate fica mais rico, afinal são eles que estão enfrentando esses problemas na prática. E a nossa ideia é através deste encontro já propor uma troca de soluções entre eles, porque um associado já pode ter passado por determinada situação e compartilhar o que foi feito para corrigir ou melhorar este ponto e isso pode ser utilizado por outros associados que também estão com o mesmo objetivo em comum, No caso da falta de mão-de-obra temos que encontrar métodos alternativos de construção”, afirmou Bieger.