Associados se reúnem em Foz e entregam documento que pede agilidade em licitações

29 de maio de 2025

Reunidos na sede da Tarobá Construções, em Foz do Iguaçu, associados do Sinduscon Paraná Oeste debateram temas de interesse do setor, especialmente relacionados às dificuldades que a indústria enfrenta quando ocorrem licitações públicas. Um ofício contendo sugestões que buscam agilizar esse processo e evitar transtornos decorrentes do atraso nos processos foi entregue à secretária municipal de Obras de Foz, Thaís Escobar.

Profissional de perfil técnico, Thaís é engenheira civil e advogada possui forte atuação no setor produtivo, tendo sido, inclusive, coordenadora do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR. O ofício foi assinado pelo presidente Ricardo Parzianello e pelo coordenador do Comitê de Infraestrutura, Abel Sgarioni. Em seu teor, o documento pontua aspectos relevantes, como a necessidade de melhorar a qualidade das contratações de obras públicas, obter as melhores propostas e sobretudo evitar a paralização de obras contratadas e o desperdício de recursos públicos.

Entre as diretrizes sugeridas, está o estabelecimento do limite de exequibilidade das propostas em 75%, punição para empresas inabilitadas, apresentação de propostas e lances de forma presencial, maior rigor na apresentação de propostas, exigência de seguro garantia e de patrimônio líquido mínimo, padronização de projetos e outros fatores.

“Nossa intenção é mitigar o risco de contratação de empresas sem o devido comprometimento e qualificação técnica esperada pela administração pública, e oportunizar que a contratante possa obter mais informações e esclarecimentos das empresas concorrentes de novas contratações. Entendemos que o pregão na modalidade presencial poderá oportunizar a contratação de serviços de melhor qualidade, tendo empresas concorrentes com maior comprometimento com a contratante e comunidade local”, destaca o empresário Ricardo Parzianello, presidente do Sinduscon Paraná Oeste.

De acordo com o empresário Renato Pena Camargo, um dos anfitriões do evento, a reunião foi produtiva e serviu para discutir temas que são relevantes não apenas para Foz do Iguaçu, mas para toda a região. “Ao promover encontros descentralizados, o Sinduscon ouve a dor das empresas e dialoga de forma franca e direta com o setor produtivo. Os resultados são ganhos para todos”, destacou. Após a reunião, teve aquele network com o jantar patrocinado pela Cerâmica Oeste.