Sinduscon realiza 9ª edição de encontro que fortalece boas práticas no setor

24 de outubro de 2025

Técnicos de segurança do trabalho, mestres de obra, engenheiros e profissionais de recursos humanos se reuniram na manhã desta quinta-feira, 23, no Sinduscon Paraná Oeste para o 9° Encontro de Segurança do Trabalho, promovido pelo Comitê de Política e Relações do Trabalho (CPRT).

O evento contou com a participação do auditor fiscal do trabalho, Luiz Carlos Andrade, que fez uma apresentação sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público e tirou dúvidas dos participantes sobre a fiscalização nas obras.

Palestraram ainda o coordenador do CPRT do Sinduscon Oeste, Agnaldo Mantovani, e o vice coordenador, Marcelo José Marques.

“Esse encontro é bem legal, ainda mais hoje com a casa cheia. É uma oportunidade para rever os principais critérios para manter a obra num nível esperado de segurança e saúde e blindar de problemas”, disse Marques.

Entre os assuntos discutidos durante a manhã estão o cenário atual da construção civil e os principais desafios, como os acidentes de trabalho, a rotatividade de mão de obra, a falta de qualificação, o momento econômico delicado e a imigração.

“A ideia é mostrar possibilidades, direcionar ações e aproximar a entidade do órgão fiscalizador e dos nossos associados. O importante é o nosso associado participar, apontar demandas, para juntos traçarmos um caminho comum para podermos equalizar, apontar quais são os gargalos e conduzir da melhor maneira no canteiro de obras”, explicou Mantovani.

Os participantes elogiaram as informações compartilhadas durante o Encontro de Segurança do Trabalho.

“É muito bom participar, ainda mais com o pessoal especializado do Ministério do Trabalho, do Sinduscon. Sempre leva algo de conhecimento para agregar dentro do canteiro com os colaboradores”, disse Gilmar Souza da Silva.

Para o técnico de segurança da Fungeo, Michel Meneguzzi, os assuntos discutidos no Encontro terão reflexo direto no dia a dia das obras.

“É muito importante esta integração para levar conhecimento até a obra. Hoje ainda vivemos um cenário com muitos acidentes envolvendo altura, então ações como essa ajudam a conscientizar todos, não só segurança, mas toda a obra”, concluiu.