O Comitê de Responsabilidade Social (CRS) do Sinduscon Paraná- Oeste promoveu na manhã desta terça-feira, 19, uma palestra sobre a saúde dos homens com a presença do médico urologista, Adilson Antônio Scopel.
Em alusão à campanha Novembro Azul, o Dr. Adilson, um dos mais experientes e respeitados médicos da área urológica da região, falou sobre os riscos do câncer de próstata, o segundo mais comum nos homens, com 70 mil novos casos por ano, e também sobre maus hábitos que podem facilitar o surgimento de outros tipos de doenças graves, como por exemplo, o câncer de cavidade oral (língua, boca e laringe) e o câncer de pulmão.
“Na atividade da construção civil muitas pessoas ainda têm esses hábitos de fumar e beber em excesso. E é importante fazer este alerta. A via respiratória é profundamente impactada por esses dois agentes: cigarro e álcool. Se a pessoa conseguir evitar ao máximo essas duas agressões ao organismo ela terá muito mais chance de não desenvolver uma doença grave”, explicou o médico.
Além disso, o médico ainda falou sobre a importância de se fazer exames regulares, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque, que são fundamentais para a detecção precoce do câncer de próstata, e do quanto fazer atividades físicas de forma regular ajuda no fortalecimento do organismo.
“Se identificado no estágio inicial, o câncer de próstata é curável. Se for um pouco mais à frente, ele é apenas tratável. E se demorar muito pode se espalhar pelo corpo e levar à morte. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura”, alertou
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS