Codesc discute futuro do aeroporto de Cascavel e reforça importância de novas discussões técnicas

6 de setembro de 2024

Na manhã desta quinta-feira (5), a Codesc- Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, reuniu representantes de entidades, empresários, técnicos, autoridades e usuários do aeroporto no auditório do Sinduscon para debater o futuro da gestão do terminal aéreo de Cascavel. Três estratégias estão em pauta: concessão privada, gestão municipal ou cessão para a Infraero.

Durante o evento, Tiago Faiersten, diretor comercial da Infraero, destacou que a empresa já manifestou interesse formal à Prefeitura e à Secretaria Nacional de Aviação Civil para administrar o terminal. “A Infraero aguarda a manifestação do Município e reforça o compromisso de trabalhar em conjunto com a sociedade civil e a Prefeitura para garantir um aeroporto que contribua para o desenvolvimento da cidade”, afirmou Faiersten.

Entre as propostas, estão a ampliação da pista, construção de um novo terminal de passageiros, criação de um terminal de cargas e melhoria nas áreas comerciais e de estacionamento, com um investimento estimado em mais R$ 80 milhões.

O prefeito Leonaldo Paranhos solicitou que a Câmara Técnica de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura da Codesc, coordenada por Carlos Bonamigo (Sest Senat), priorize o tema, envolvendo representantes da Prefeitura e da diretoria do aeroporto. Segundo Paranhos, a decisão final será tomada em conjunto, após validação das discussões pela Codesc.

O presidente da Codesc, Alci Lúcio Rotta Jr., reforçou a importância de debates contínuos com técnicos especializados para definir o melhor caminho para a gestão do aeroporto. “Esse é um momento crucial para o desenvolvimento sustentável de Cascavel.

Convido todos os profissionais interessados a se unirem à Câmara Técnica para garantir que tomemos as melhores decisões para o futuro da nossa cidade”, declarou Alci, reforçando o compromisso da Codesc com o desenvolvimento econômico local.

Crédito: Patrícia Pacheco