Cascavel fortalece saúde do trabalhador com Carreta de Prevenção ao Câncer

5 de junho de 2024

Associados e trabalhadores das empresas que fazem parte do Sinduscon Paraná Oeste puderam, nesta semana, fazer um check-up para verificar como está a saúde, principalmente com exames preventivos para alguns tipos de câncer.

A carreta de prevenção ao câncer do SESI e Sistema FIEP esteve durante um dia inteiro estacionada na sede do Sinduscon, em Cascavel, realizando atendimentos e exames de graça.

Entre os procedimentos, foi possível realizar exame preventivo papanicolau, avaliação da pele, PCA e mamografia.

A enfermeira Marcela, responsável pelos testes, afirmou que estes exames são fundamentais para a detecção de possíveis alterações no organismo e servem como sinal de alerta para vários tipos de câncer.

“Durante nossos atendimentos na carreta semanalmente encontramos um ou dois exames com alterações. O câncer costuma ser uma doença silenciosa no início, por isso fazer estes procedimentos é fundamental para garantir uma boa saúde e em caso de alguma suspeita já conseguir encaminhar para o médico o mais rápido possível”, disse.

Entre os associados que participaram da ação, o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Marcelo Marques, ressaltou a importância do Sinduscon Oeste oferecer este serviço de saúde.

“É uma ação muito importante, pró-ativa, que aproxima o Sindicato e as Empresas do SESI. E agrupar vários exames no mesmo local, sem necessidade de deslocamento, facilita a participação de todos. O Sinduscon sempre foi pioneiro em eventos na área da construção e engenharia para trazer inovações e soluções e também nesta questão da saúde dos nossos trabalhadores”, enfatizou.

Para Valdir de Lima, pedreiro da construtora Hexata, que já tem problemas de pele, esta foi uma ótima oportunidade para conferir como anda a sua saúde.

“Quem trabalha com obra precisa ficar sempre atento. Fazer estes exames é importante, porque muitas vezes não temos tempo na nossa rotina de trabalho para tirar para isso e a prevenção é a melhor forma de evitar uma doença no futuro. Nossa família precisa da gente, temos que trabalhar e sem saúde não dá pra ter nada disso!”, concluiu.