Foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 1º de setembro, a primeira reunião de trabalho do Codesb (Comitê de Desburocratização) do Sinduscon Paraná Oeste, sob a condução do novo coordenador do Comitê, Vinicius Boza, que também é presidente da Cohavel. A reunião serviu para buscar o alinhamento entre os demais coordenadores do comitê e traçar estratégias de ação vindouras.
Boza destacou a importância da desburocratização no ambiente da construção civil. Segundo ele, o tema é de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social de Cascavel e demais municípios da região Oeste do Paraná. “A burocracia excessiva é um dos principais entraves para a realização de obras e edificações, gerando custos, atrasos e informalidade no setor.
Lançado pelo Ministério da Economia, o projeto Construa Brasil, por exemplo, tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios da construção civil, por meio de ações para desburocratizar, digitalizar e industrializar o setor. O projeto conta com a participação da sociedade, que pode enviar sugestões de melhorias para os guias orientativos elaborados pelo governo, que mostram a importância da harmonização entre os sistemas municipais de aprovação legal das construções, no que diz respeito aos Códigos de Obras e Edificações e à concessão de alvarás de construção.
Boza lembra que a desburocratização do setor da construção civil traz diversos benefícios, como a redução do tempo e do custo para a execução das obras, o aumento da produtividade e da competitividade das empresas, a geração de empregos e renda, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a contribuição para a retomada da economia brasileira após a crise causada pela pandemia de Covid-19. Além disso, a desburocratização também favorece a segurança jurídica, a transparência, a qualidade e a sustentabilidade das construções.
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS