Membros da diretoria e alguns associados do Sinduscon Paraná Oeste visitaram a obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. A expectativa é que a obra seja entregue ainda este ano. Segundo o último boletim do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a conclusão já passa dos 95,5%.
Os últimos ajustes estão sendo executados para entrega da ponte. São serviços complementares, como guarda corpo, instalação dos postes de iluminação, pintura da sinalização e implementação de dispositivos de drenagem. No último mês, o DER/PR finalizou a pavimentação com uma camada de sete centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre as lajes de concreto.
A construção é do tipo estaiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, sendo o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
“É uma das maiores conquistas da história da região Oeste e temos certeza que será de grande utilidade para a logística e a integração em Brasil e Paraguai”, disse Ricardo Lora, presidente do Sinduscon Paraná Oeste.
O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional. O DER/PR está executando a obra em ambas as margens. O investimento atualizado até o momento é de R$ 227 milhões. O objetivo é que a nova ligação seja utilizada para realizar todo o transporte de cargas entre os dois países, aliviando o tráfego da Ponte da Amizade, que irá atender principalmente turistas e passageiros.
SINDUSCON PR OESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS