Sinduscon realiza 1ª aula presencial de Pós em Gerenciamento de Obras

21 de dezembro de 2021

O auditório do Sinduscon Paraná Oeste sediou no dia 18 de dezembro a primeira aula presencial da Pós-Graduação em Gerenciamento de Obras, desenvolvida em parceria entre o Sistema Fiep/Senai e apoio da Fundatec. Iniciado em junho, o primeiro módulo teve aulas virtuais quinzenais, sempre às sextas-feiras e sábados. A formatação levou em conta o formato híbrido, com os professores ministrando ao vivo seus conhecimentos e os alunos realizando as atividades em grupo, com apresentação de seminários e finalização de módulos presenciais.
Para Lúcio Gonçalves, engenheiro civil da Construtora Saraiva de Resende, de Cascavel, o curso está sendo de grande valia. “Como trabalho na execução de obras, preciso entender mais sobre gerenciamento dos processos. É importante também entender as ferramentas de inovação que estão disponíveis para aplicarmos no dia a dia da empresa. Questões como cronograma, orçamento, organograma e outras aplicações estão sendo ensinadas com precisão. Entendo que a atualização de conhecimentos é de fundamental importância, pois a engenharia civil é muito dinâmica e todos os dias temos inovações”, observa.
Já Ricardo Antônio Nascimento, assessor de Infraestrutura do Sicredi Nossa Terra, decidiu participar da pós-graduação para agregar mais conhecimento no gerenciamento de obras. “Foi muito válido, especialmente toda a parte da organização, o que é muito útil. Tenho percebido várias aplicações na prática, informações que coadunam com a experiência que adquirimos no dia a dia. Um curso deste nível amplia o conhecimento e a troca de informações entre vários alunos nos enriquece sobremaneira”.