Sesi Paraná fornece testes de Covid-19 com valor diferenciado

27 de maio de 2020

O Sesi Paraná está promovendo uma campanha de venda de testes de Covid-19 para empresas que tenham interesse em adquirir com valor diferenciado.

Empresas associadas ao Sinduscon pagam R$78,00 por teste.

Dúvidas frequentes:

– Quem é o fabricante do teste?

É do laboratório Hilab.

– Os testes são para aplicação imediata, certo? Ou há a possibilidade de compra para aplicação em data futura?

Esses são para aplicação imediata. O SESI irá adquirir mais testes, então para aplicações futuras aguardar.

– Qual a quantidade de testes pode ser solicitada pelas indústrias/empresas associadas?

Não tem quantidade mínima, porém abaixo de 25 testes os funcionários terão que se dirigir até uma das unidade SESI POLO para realizar os testes.

– Referente a quantidade para aquisição, mínima 25 e tem quantidade máxima?

Os 25 é a quantidade mínima para que os profissionais do SESI vão até a indústria para aplicar “in Company”. Pode ser adquirido menos testes, mas no caso os empregados terão que se dirigir até a unidade do SESI POLO para realizar os testes. Não há, a princípio, quantidade máxima. No entanto, neste momento o SESI tem à disposição 15 mil unidades, ficando restrito a esse número e ao estoque mediante os pedidos que forem apresentados. O SESI vai adquirir mais testes, mas vai demorar um pouco mais para que cheguem. Esses 15 mil foram disponibilizados com prioridade para os sindicatos e indústrias associadas.

– Quais os polos estarão realizando testes?

Primeiramente serão nos grandes polos, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Pato Branco e Cascavel.

– Qual o tipo de coleta, é o da saliva ou o de sangue?

Coleta de sangue, punção na ponta do dedo.

– Quanto tempo os exames ficam prontos?

O resultado do teste fica pronto de 15min à 20 min.

– Quem vai aplicar? Laboratório credenciado, ou a própria indústria?

Será a equipe do SESI responsáveis pela aplicação, profissionais treinados, o que aumenta a confiabilidade do teste.

– Esses testes só servem para quem está com os sintomas no momento (ativo do 8° ao 14° dia) ou se já está imune ao COVID-19?

Não, serve para quem tem os anticorpos mesmo sem sintomas. Trata-se de um teste que determina se a pessoa está infectada ou se já teve contato com o vírus

– Os testes tem validade? Quanto tempo?

Sim, 6 meses.

– Como vai ser o pagamento dessa aquisição?

A vista, Boleto para 1 dia após a geração do contrato.

– Quanto tempo após a aquisição eles serão entregues/estarão disponíveis?

Os testes já estão em posse do SESI. O tempo para chegar é em torno de 1 semana a partir da data de confirmação da aquisição.

– Como fazer a solicitação?

As indústrias solicitam para os Sindicatos e os Sindicatos repassam as informações para o comercial do Sistema FIEP.

– Pessoa responsável do SESI para contato em caso de dúvidas?

Bruna Maria Santos Rutka – Coordenadora de segurança e saúde da CIC – (41) 9 8752-5041

– A empresa tem demanda esporádica, não necessidade de todos os testes de uma vez. Desta forma: É possível a empresa adquirir a quantidade de testes que ela estima que usará em 30 dias (exemplo 30 testes), e ir agendando para os colaboradores irem de um em um fazer o teste, conforme chegam de viagem ou conforme apresentem sintomas?

Sim, desde que adquiram a quantidade que irão utilizar. Porém apenas serão realizados os testes nesse modelo nas unidades POLOS que foram citadas. Nesse caso será feito um agendamento prévio na  unidade em questão.

– Estes testes têm que ser necessariamente aplicados por profissional do Sesi (seja in company ou na unidade)?Ou a empresa pode adquirir, guardar, e se responsabilizar pela aplicação do teste por profissional de saúde contratado por ela, ou alguém da própria empresa?

Pode ser aplicado pela empresa desde que seja um profissional de saúde o qual receberá um treinamento EAD para realização. O ponto de atenção nesses casos também fica em função do equipamento de leitura do teste, pois nesses casos a empresa paga uma taxa de R$ 100,00 pela utilização do mesmo com posterior devolução ao Sesi.

– Após essa semana, será disponibilizado os testes para outras empresas sem ser associadas ao sindicatos?

Sim, essa semana a ação está sendo exclusiva para as empresas associadas.